A
operacionalização da oficina, aconteceu na ONG Dandara, com a organização das
pastas, fichas, dos recursos materiais (cartolinas, canetinhas, folha branca,
cola, tesoura); banners e recursos áudio-visual (notebook, data-show e caixa de
som). Houve o preparo do lanche sendo este acondicionado em recipientes
próprios para armazenamento e transporte. Todas as responsáveis e responsáveis
se encontraram e foram juntas (os) a instituição de ensino.
Equipe se preparando para ir para oficina
Relatório das ações do projeto na oficina de capacitação de gestores
públicos e agentes sociais.
Data: 01/09/2015
Local:
Escola
Municipal São José
Endereço: Rua CP-15
Q. 44, Conjunto Primavera, Goiânia - GO
Nº
de Participante: 55 pessoas
Equipe admirando o espaço que eles próprios preparam na escola.
Enquanto esperam a chegada dos participantes a equipe dialoga, discute, organiza o espaço da melhor forma para receber os participantes.
Foi realizada oficina em prol da promoção da
equidade racial, no dia 01 de setembro de 2015 das 18 h ás 22 h na Instituição
de Ensino Escola Municipal SÃO JOSÉ, com 53 discentes da
Educação de Jovens e Adultos. Ministraram a oficina representando a ONG Grupo
de Mulheres Negras Dandara no Cerrado a Fábia Cristiani Marçal Albino
(pedagoga), Ariandeny Furtado (nutricionista) e Elizabeth Furtado (pedagoga); a
SUPPIR Dilmo Luiz Vieira; Marcos Dantas de Souza (psicólogo) Equipe de
Capacitação.
A oficina se deu em 5 momentos, no primeiro
houve apresentação do cronograma da oficina e das oficineiras (os); o segundo
momento houve a apresentação da ONG e a explicação de como e da importância em
preencher a “Ficha de Inscrição” e a
“Lista de Chamada”;
O terceiro momento foi realizada dinâmica de
socialização com as (os) discentes onde através da percepção das
características fenotípicas do próprio corpo houve a intersecção com a
necessidade em reconhecer e respeitar as diferenças;
O
quarto momento ocorreu de forma expositiva e dialogada onde contextualizou-se a
dimensão político-cultural da Diáspora Africana no Brasil, as iniquidades
raciais, o racismo e o racismo institucionalizado nas práticas e concepções no
cotidiano da sociedade brasileira;
Nota-se a importância em dar
continuidade a atividades que transcendam o
essencialismo científico eurocêntrico e o racismo institucionalizado,
permitindo que a história seja contada por sua/seu protagonista, corroborando
com um olhar real com significado, o que permitirá a comunidade escolar
transitar pelo contexto social, histórico e cultural diaspórico Africano e
Afro-brasileiro, como forma de potencializar nossa negra identidade; sendo a
oficina uma das estratégias de promoção da equidade racial e igualdade de
direitos, ao arcabouço histórico, patrimonial material/imaterial, cultural e
artístico oriundo da negra ancestralidade.
O quinto momento foi aberto para questionamentos e para findar foi
entregue o material educativo, servido o lanche, tirada a fotografia com todas
(os) as (os) discentes e realizada a avaliação com uma amostra de discentes. As
fichas foram preenchidas individualmente e com o auxílio, quando necessário,
das representantes da ONG Dandara
Aqui
encerra a oficina com algumas falas de agradecimentos e um delicioso lanche com
bate papo.
Equipe organizando o espaço na chegada a escola
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