quinta-feira, 10 de setembro de 2015

01 de setembro de 2015 Oficinas de capacitação na Escola Municipal São José


A operacionalização da oficina, aconteceu na ONG Dandara, com a organização das pastas, fichas, dos recursos materiais (cartolinas, canetinhas, folha branca, cola, tesoura); banners e recursos áudio-visual (notebook, data-show e caixa de som). Houve o preparo do lanche sendo este acondicionado em recipientes próprios para armazenamento e transporte. Todas as responsáveis e responsáveis se encontraram e foram juntas (os) a instituição de ensino. 



Equipe se preparando para ir para oficina

Relatório das ações do projeto na oficina de capacitação de gestores públicos e agentes sociais.
Data: 01/09/2015
Local: Escola Municipal São José
Endereço: Rua CP-15 Q. 44, Conjunto Primavera, Goiânia - GO
Nº de Participante: 55 pessoas

Equipe admirando o espaço que eles próprios preparam na escola.

Enquanto esperam a chegada dos participantes a equipe dialoga, discute, organiza o espaço da melhor forma para receber os participantes.




Foi realizada oficina em prol da promoção da equidade racial, no dia 01 de setembro de 2015 das 18 h ás 22 h na Instituição de Ensino Escola Municipal SÃO JOSÉ, com 53 discentes da Educação de Jovens e Adultos. Ministraram a oficina representando a ONG Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado a Fábia Cristiani Marçal Albino (pedagoga), Ariandeny Furtado (nutricionista) e Elizabeth Furtado (pedagoga); a SUPPIR Dilmo Luiz Vieira; Marcos Dantas de Souza (psicólogo) Equipe de Capacitação.


A oficina se deu em 5 momentos, no primeiro houve apresentação do cronograma da oficina e das oficineiras (os); o segundo momento houve a apresentação da ONG e a explicação de como e da importância em preencher a “Ficha de Inscrição”  e a “Lista de Chamada”;


O terceiro momento foi realizada dinâmica de socialização com as (os) discentes onde através da percepção das características fenotípicas do próprio corpo houve a intersecção com a necessidade em reconhecer e respeitar as diferenças;
O quarto momento ocorreu de forma expositiva e dialogada onde contextualizou-se a dimensão político-cultural da Diáspora Africana no Brasil, as iniquidades raciais, o racismo e o racismo institucionalizado nas práticas e concepções no cotidiano da sociedade brasileira;





Nota-se a importância em dar continuidade a atividades que transcendam o essencialismo científico eurocêntrico e o racismo institucionalizado, permitindo que a história seja contada por sua/seu protagonista, corroborando com um olhar real com significado, o que permitirá a comunidade escolar transitar pelo contexto social, histórico e cultural diaspórico Africano e Afro-brasileiro, como forma de potencializar nossa negra identidade; sendo a oficina uma das estratégias de promoção da equidade racial e igualdade de direitos, ao arcabouço histórico, patrimonial material/imaterial, cultural e artístico oriundo da negra ancestralidade.     




O quinto momento foi aberto para questionamentos e para findar foi entregue o material educativo, servido o lanche, tirada a fotografia com todas (os) as (os) discentes e realizada a avaliação com uma amostra de discentes. As fichas foram preenchidas individualmente e com o auxílio, quando necessário, das representantes da ONG Dandara




Aqui encerra a oficina com algumas falas de agradecimentos e um delicioso lanche com bate papo.


Equipe organizando o espaço na chegada a escola







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