quinta-feira, 26 de julho de 2018

24/06/2018 Plenária da Rede Goiana de Mulheres Negras

No dia 24 de junho de 2018 várias mulheres negras reuniram-se na Sede da CUT GO para pensar ações em prol das mulheres negras goianas e preparar para a Reunião Nacional de Mulheres Negras que acontecerá no dia 30 de Junho de 2018 em Goiânia. 
Registramos nesta foto a presença de várias participantes da Plenária bem no inicio da manhã.


Aqui vamos chegando para a Plenária da Rede. Muitos afetos, conversas e confiança.

O café da manhã foi um local de muitos papos enquanto outras mulheres iam chegando.

Cada momento era um Flash prá ninguem ficar de fora deste momento.

Muita animação em cada uma que adentrou a este espaço pra juntas construirmos esse  Elo da Rede Goiana de Mulheres Negras. Nela todas são bem vindas.

Sabemos do nosso poder coletivo por isso construímos rede onde cada uma dê sua contribuição nos afazeres do dia a dia da caminhada.


Os diálogos nestes encontros são muito produtivos.
Vejam nossos sorrisos!!!Mesmo diante de tantos desafios na caminhada.

Sabemos pensar, agir, planejar e realizar. Por isso somamos força uma para com a outra. Assim fica mais leve a caminhada.

O sabor do café da manhã nos mostra que no coletivo nós podemos. Nós somos muito mais...

Aconchego

olhares firmes!

Dinamica de afeto e Integração coordenada pela companheira Rosinalda  da Silva (Rose) tendo uma linda música que nos levou até a sala dos trabalhos. A Rede é um pouco de cada uma de nós.


Mulheres Negras concentradas.

Mesa de abertura as palestrantes Janira Sodré e Ieda Leal saudando a todas  mulheres negras presente na Plenária. Lembrou que nós precisamos avançar em todos os lugares que estivermos. Temos uma ferida aberta para cuidar. vamos fazer em nome de Lélia Gonzales, Beatriz Nascimento, Luiza Bairros e também tantas outras companheiras, anonimas ou não que não estão por ai...Reconhecer outro. Não vamos abandonar os homens, pois eles se perderam no caminho. 

O Encontro Nacional de Mulheres Negras 30 + é para 1.000 Mulheres Negras do Brasil e o Encontro Estadual são para todas Mulheres Negras de cada Estado. Cada Estado organiza o seu e tira sua delegação ao nacional. E nós Vamos Mover o Mundo

Janira Sodré Miranda na sua fala trás presente Conceição Evaristo com o Poema...a noite não adormece na vida das mulheres....


Não temos muito a dizer, mas temos que chamar as ONGs aqui presente: Grupo de Mulheres Negras Malunga, Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, Centro de  Lélia Gonzales, Grupo de Mulheres Samba Criola. om o Tema Mulheres Negras no Brasil: História , Memória  om uma bela apresentação no Data show fez uma breve memória histórica da caminhada das mulheres negras no Brasil. Fez memória falando da importância de mulheres negras estarem em espaço estratégico com Ieda Leal hoje Presidenta do Movimento Negro Unificado-MNU  e da Central Unica dos Trabalhadores em Goiás- CUT GO. lembrou que temos muita coisa para planejar e fazer

Mesa dos saberes e sabores da caminhada com a presença de várias lideranças do Movimento de Mulheres Negras de Goiás

Depois abrimos um breve debate onde cada ONG presente na Mesa pode fazer sua fala. Marta Cezaria - Grupo Dandara no Cerrado faz uma memória histórica da criação e fortalecimento das ONGs de mulheres negras no Estado de Goiás e se alegra pela presença de grandes mulheres negras comprometidas com a caminhada. Mas olha os desafios que nos impulsionam cada dia mais.

Sandra Martins fala da importância de ter criado uma ONG de Mulheres na Região Noroeste. Olhar o que ouvimos "mulher negras tem que ficar calada... Não. temos que pensar nas mulheres migrantes....Sonia Cleide faz memória da caminhada da Malunga onde discute saúde reprodutiva. Trocar força, buscar energia e deixar minha energia. Novas Malungas Rose, Talita... Ivana Leal CRLélia Gonzáles fala da representação nos grupos fora dos grupos. Irmandades-base de sustentação - realimentando nossa organização. Lembrou ausência da Professora Maria Zita e de Dona Dalva, Chamou atenção como vamos continuar? Como vamos nos mover?

O debate continuou com muitas intervenções de outras companheiras lembrando o Dia da Mulher Negra 25 de Julho. Atividades podem serem conjuntas e cada grupo pensa o seu e uma atividade no dia 25 coletiva.. Várias sugestões, rodas de conversa no Parque, A Rede já existe  pois só da gente existir já milito;  Oficinas ; esquematizo e deixo aqui , disse Rose. Eli da Comunidade de Dourados também fez uma pequena fala enquanto mulher quilombola. Vitória - MNU falou também da questão dos refugiados.


Iara Leal falou refugiadas, mulheres, negras, forte...Lucilene Santos - Comunidade quilombola Calunga fez também sua fala em nome das mulheres quilombolas.

Depois de ouvir várias falas fomos convidadas a ir para os grupos de trabalho: Saúde, Empreendedorismo, Quilombolas, juventudes, Educação, Jurídico e Enfrentamento a Violência, Mulheres de terreiro e Arte e Cultura.
Grupo das Mulheres quilombolas: Fortalecer a Mulher Quilombola; 

Grupo das Mulheres quilombolas debatendo os temas para este grupo.


 Realizar encontro da Rede e as Mulheres Quilombolas; garantir participação;

Grupo da Saúde ...
Saúde da população Negra; Saúde mental, Ervas tradicionais....fala preta Quilombola

Discutir nós mulheres negras; fortalecer um grupo de discussão sobre a saúde da população negra; Encontro especifico de saúde, ginecologia natural; grupos psicoterápicos com psicologas negras - tendo uma taxa acessível; doenças recorrente da população negra; glaucoma- mais difícil de controlar - silencioso; informação efetiva: tipos de doenças e medicamentos; Rodas de conversas pé de ouvido; dança de roda, circulares; cuidados tradicionais; catalogar saberes.


Grupo da Juventude
Casa do Afeto; 


Sexualidade das mulheres


Grupo da Educação: 

Realização do 1º Encontro de Educação de Goiás 19 a 25/10/2018
25 de julho Lago das Rosas

Ainda houve vários grupos discutindo, mas não tenho fotos de todos.
Houve o momento da Plenária dos grupos com uma linda mesa das relatoras.
Ieda Leal convida as relatoras para apresentar os relatórios dos grupos

Apresentação das propostas dos grupos vou colocar aqui os que não relatei nas fotos


lorena apresentou pelo Grupo da Educação
Propostas: 

Grupo do Empreendedorismo construção de uma rede afro empreendedora entre nós; cooperativa; Roda de conversa com pessoas negras; espaço físico permanente.


Grupo da Comunicação ter uma pagina sobre a Rede; campanha de combate a violência; ações de fortalecimento sobre o encontro; caravana das pretas. 



Grupo Jurídico e enfrentamento da violência  apresentou fortalecer as campanhas educativas; foruns e debates; gerar uma cartilha; formação politica/jurídico; enfrentamento do racismo um seminário; construir estrategias e mobilização permanente. 

Grupo Arte e Cultura 

Apresentou como proposta mapeamento de artista que atua na Rede e em Goiás; Planejar rodas de culturas; protagonismo negro feminino; formação de artistas e artesãs negras; 

 Viabilidade financeira para as artistas e também  o grupo Mulheres do Terreiro trouxe suas propostas.  
.
Foram dados vários encaminhamentos  


Finalizamos a Plenária da Rede Goiano de Mulheres com uma foto e um chamamento as mulheres negras do Brasil com uma gravação de todas presente no evento.

Final fizemos um circulo com nossos compromissos  um grupo no centro e outro por fora.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário