quinta-feira, 26 de julho de 2018

30/06/2018 II Reunião Nacional de Mulheres Negras

Grupo de Mulheres presente na Reunião no dia 30 de junho de 2018, na Casa de Retiros no setor ....Reunião Nacional de Mulheres Negras pensando o Encontro Nacional 
# Mulheres Negras + 30 anos.

Cada registro é impontante para a construção da nossa história isto tentamos fazer com as possibilidades que temos e ai vai um pouquinho dos Estados presentes e justificativas dos ausentes. Acre, Bahia, DF, São Paulo, Espirito santo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, MT e MS justificou a ausência, mas estarão juntas na próxima Reunião, Rio Grande do Sul, Rondônia, não veio, Tocantins, Goiás. outras companheiras não deu para chegar.

Como foi um momento muito importante procuramos registrar um pouco as pessoas presentes durante a Reunião. Não sei o nome de todas mais conhecemos nossas companheiras.

A pauta de trabalho: Apresentação , Ieda Leal faz a acolhida dos Estados presentes e do que temos para esse dia de trabalho. 

Momento da Apresentação dos Estados e o que estão fazendo e vai fazer para articular para o Encontro;Distribuição das Vagas por Estado para o encontro; Almoço; trabalho em grupos;; Plenária; Relato das Comissões dos grupos de trabalho; Café, Alojamento, beijos e fotos.

Dulce coordena os trabalhos, Janira faz as anotações(Secretariar esse momento) e Ieda convida por ordem alfabética a apresentação das representantes de cada Estado presente.

Vão percebendo que na caminhada só temos mulheres fortes e comprometidas com a caminhada das mulheres negras no país nas mais variadas áreas.

A roda ficou um poco extensa, mas todas puderam falar, ouvir e expor seus pensamentos.

Intervalo do Café cantamos parabéns para a companheira Regina Adami que estava fazendo aniversário. Muita alegria e abraços.


Após a apresentação das representantes dos estados foi feito um momento para as pessoas apresentar que são elas aqui no encontro dizendo seu nome...

Tivemos um intervalo para o Café e uma esticadinha no corpo.

Retornamos os trabalhos e Ieda Leal  falou sobre uma visita que teríamos mais tarde onde iríamos conhecer e ouvir a história dos 9 (10) meninos mortos na Casa de Detenção de Goiás. Em seguida passou a palavra para Ivana dá os informes da Secretaria Executiva. 

Foi informado que a Secretaria Executiva do Encontro será na Sede do Movimento Negro Unificado - MNU em Goiânia, Data viável 06 a 09/12/2018 para o Encontro, encaminhamentos feitos, critério de participação, formato/critério/representação é do coletivo.; deslocamento dos Estados será responsabilidade de cada Estado. Alojamento e outras coisas estão sendo garantido como alimentação,...


A palavra foi passada para Wânia Santana que apresentou os dados do IBGE por Estado. e com esses dados ver como tirar a representação por Estado para o Encontro Nacional de Mulheres Negras. Pois o critério é o coletivo do Estado que virá para o Encontro e não pessoas soltas. Por isso a importância de participar e estar presente nas ações do seu Estado.

Momento de acolhida a Mestra Janja



A companheira Janja Capoeira Angola nos deu a alegria de sua presença na Reunião, pois estava em Goiânia realizando ações no Projeto Pretas de Angolas: mulheres Negras, Ginga e Resistência


Lucilene Vitório apresenta se e fala em Nome das Mulheres da coordenação Nacional de entidades Negra- Mulheres da CONEN e justifica a ausência da coordenadora Cleide Hilda na reunião aqui.
Olha o sorriso da Lucilene Santos e da Dila


Trabalhos em grupos.
Pensar o encontro dos sonhos. Qual é o objetivo do Encontro? Como a gente quer esse encontro? 
Aqui já estamos trabalhando em grupos


Dos grupos de trabalho sai muitas propostas e a síntese ficou pra a comissão sintetizar e enviar relatório. então não vou colocar aqui.
Depois dos trabalhos em grupos as comissões passou os informes.

Terá uma reunião em Goiânia para sistematizar e passar os informes para os estados.
 Foi mais uma vez lembrado que o encontro será em Goiânia para 1.000 mulheres Negras e que a escolha será feita e enviada coletiva pela representante de cada Estado. 

 Não terá inscrição individual. 

Por isso é bom cada mulher que quer vir participar da organização no Estado. 

Encontros estaduais até 30 de setembro de 2018


 Aqui um pouquinho do fim do dia com a Coordenação Executiva de Goiás.
Quer participar? Vem pra roda com a gente, pois #Mulheres Negras Movem o Brasil. 30 + anos. Em Goiás procure a Rede Goiana de Mulheres Negras. E no seu Estado cada um tem uma forma de organização.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário