PROJETO: INVESTIGA MENINA!
ÁREA DO PROJETO: EDUCAÇÃO E EQUIDADE DE GÊNERO
· - Capacitação e
formação
Introdução:
Vivemos atualmente sob a égide da sociedade
tecnológica. Por sua vez, tecnologia é fruto de produção do conhecimento
científico e, deste modo, é preciso ensinar ciências a todos os indivíduos para
que estes possam participar ativamente do mundo em que vivem. Segundo Bordieu e
Passeron “o currículo da escola está
baseado na cultura dominante: ele se expressa na linguagem dominante, ele é
transmitido através do código cultural dominante” (In SILVA, 1999, p.35). De
igual modo, se utilizarmos qualquer ferramenta de busca em internet com as
palavras “cientista” e “ciências” as imagens mais frequentes caracterizam o
sujeito universal: o homem branco em seu laboratório. Em consenso com o
raciocínio anterior, a maior agência de fomento à pesquisa no Brasil: o
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que é uma
instituição ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e se destina a
promover e estimular o desenvolvimento da ciência, criado em 1951, lança em
2012 a 1ª edição do painel “Pioneiras da ciência”, baseado em trabalho de Melo
e Rodrigues (2006). Foram 61 anos de silenciamento sobre a incidência das
mulheres na criação de recursos tecnológicos e na pesquisa científica de alta
performance, no País e no exterior.
Em vista dessas referencias,
buscamos no Projeto “INVESTIGA MENINA! ” Promover ações coletivas para o
benefício da comunidade escolar, com vistas a proporcionar experiências e
informações sobre a contribuição das mulheres para a criação de recursos
científicos e tecnológicos. Neste escopo, este projeto advoga pela melhoria da
visão crítica e da formação das professoras/es, alunas e alunos, direção, corpo
pedagógico e responsáveis legais (pais, mães, avós, avôs dentre outros).
Na estrutura organizacional definida para
desenvolvimento do plano de ações e metas do Projeto contamos com um Colegiado
de Gestão Partilhada composta por membros da direção da escola, professoras e
membros de nossas ONGs. A metodologia participativa utilizada vem sendo
utilizada em outros projetos exitosos citados aqui. Esta se desenvolve de forma
multidisciplinar e integra diverso saberes e linguagens. Neste escopo, iremos
elaborar uma página na rede social vinculada as páginas das Universidades
envolvidas no projeto com o objetivo de disseminar as trajetórias de mulheres
cientistas e que tenha participação direta das estudantes do ensino médio, por
meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, que são parte
basilares de todo e qualquer projeto de pesquisa, ou seja, uma prática da
investigação científica.
Para
isso teremos:
·
Reuniões
periódicas do colegiado de gestão partilhada
·
Desenvolvimento das ferramentas das tecnologias
·
Desenvolvimento dos OVAs
·
Elaboração do Layout das Unidades de Aprendizado
·
Vivências interculturais em produção de ciências
Resultados:
·
Integração entre
as discussões sexistas e a produção de ciências.
·
Instituição de espaço de formação de mulheres
para as ciências na região do país, Centro- Oeste.
·
Estabelecimento de parceria colaborativa entre
IES as Instituições produtoras de conhecimento científico e diferentes
vertentes feministas.
·
Criar articulação
entre discurso e prática de mulheres na ciência.
·
Ultrapassar o
limite da historiografia empobrecida que é relegada as mulheres na produção do
conhecimento em ciência e tecnologia.
·
Criar e utilizar
metodologia participativa nas atividades desenvolvidas pelo projeto, visando à
democratização do saber e propiciando empoderamento das mulheres em ciências;
·
Produção de uma Unidade
de Aprendizagem.
·
Elaboração e divulgação
de 12 OVAs.
·
40 horas de rodas de conversas
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