quinta-feira, 8 de outubro de 2015

24 de setembro de 2015 Oficina na Escola Municipal Ernestina Lima Marra

Dia: 24/09/2015
Local: Escola Municipal Ernestina Lina Marra
Horário: 08h às 12h
Endereço: Avenida Francisco A. de Oliveira Q. 17 Lt 04 nº 1300 - Parque Industrial João Brás, Goiânia-GO
Nº de participantes: 39 pessoas


Neste momento temos a apresentação da Equipe de Capacitação (SUPPIRGYN e Dandara no Cerrado) e a acolhida da Coordenação da Escola.


Fábia Cristiani Acolhendo os participantes na oficina e coletando os dados na ficha e na lista de presença na chegada da oficina.


Foi realizada oficina em prol da promoção da equidade racial, no dia 24 de setembro de 2015 das 18h ás 22h na Instituição de Ensino Escola Municipal Ernestina Lina Marra, com 39 discentes da Educação de Jovens e Adultos. Ministraram a oficina representando a ONG Mulheres Negras Dandara no Cerrado a Fábia Cristiani Marçal Albino (pedagoga)); a SUPPIR Arilene Martins de Souza (Educadora);  Marcos Dantas de Souza (psicólogo), Ariana Letícia Oliveira Tozzatti (fotografa), Equipe de Capacitação. 
A operacionalização da oficina, aconteceu na ONG Dandara, com a organização das pastas, fichas, dos recursos materiais (cartolinas, canetinhas, folha branca, cola, tesoura); banners e recursos áudio-visual (notebook, data-show e caixa de som). Houve o preparo do lanche sendo este acondicionado em recipientes próprios para armazenamento e transporte. Todas as responsáveis e responsáveis se encontraram e foram juntas (os) a instituição de ensino.    









Os participantes vão dando uma olhada no material educativo e fazendo os seus comentários em relação as religiões de matriz Africana.



Racismo:

É uma ideologia que prega a superioridade de uma raça sobre a outra. Atribuindo um significado social a determinados padrões de diversidades fenotípicas e/ou genéticas e que imputa, ao grupo “desviantes”, características negativas que justificam o tratamento desigual


Discriminação

Distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto ou resultado anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício em um mesmo plano (em igualdade de condições) de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública.

Superar o racismo e as desigualdades sociais ´necessário:
·         Implementar um conjunto de legislação, de medidas judiciais e de políticas públicas que parte desde o aperfeiçoamento daquelas de caráter universal, até iniciativas especiais que visam superar as iniquidades;
·         Mudança da imagem e da representação social dos negros e negras, especialmente nos meios de comunicação;

·         Fortalecimento do debate sobre as relações raciais  como termômetro para a qualidade da democracia brasileira

Promoção da Equidade Racial segundo as nossas Leis:
·         Constituição Federal
·         Declaração Universal de Direitos Humanos 
·         Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
·         Lei 10.639/03, ensino da cultura e história africana e afro-brasileira na educação básica;
·         Lei 12.288, de 20 de julho de 2010, “Estatuto da Igualdade Racial”;

·         PNSIPN (2010). 


Desafios para a Promoção da Igualdade Racial


·         Reconhecer o racismo?!
·         Promoção da igualdade racial no ambiente institucional
·         Educação anti-racista
·         Intersetorialidade
·         Singularidades étnico-racial
·         Valorização e preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro
·         Musicalidade
·         Corporeidade
·         Religiosidade
Culinária
Desconstrução do “mito da democracia racial”

·         Segregação racial
·         Transversalidade
·         Ações contínuas
·         Qualificação
·         Fortalecimento das políticas
·         Empoderamento
·         Papel social
·         Ação Afirmativa

 O quinto momento foi aberto para questionamentos e para findar foi entregue o material educativo, servido o lanche, tirada a fotografia com todas (os) as (os) discentes e realizada a avaliação com uma amostra de discentes. As fichas foram preenchidas individualmente e com o auxílio, quando necessário, das representantes da ONG Dandara. 


A oficina contou com a participação das (os) discentes, onde foi possível perceber a deficiência no processo de ensino-aprendizagem, onde muitas (os) demonstraram dificuldade de preencher a ficha/lista e de compreender o “quesito cor/raça” enquanto identidade individual/coletiva. Poucos educadores (as) estiveram presentes, não houve acompanhamento de representantes da equipe diretiva.  



























Momento do Lanche e da foto no final da oficina












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