Dia: 24/09/2015
Local: Escola Municipal Ernestina Lina
Marra
Horário: 08h às 12h
Endereço: Avenida Francisco A. de Oliveira
Q. 17 Lt 04 nº 1300 - Parque Industrial João Brás, Goiânia-GO
Nº de participantes: 39
pessoas
Neste
momento temos a apresentação da Equipe de Capacitação (SUPPIRGYN e Dandara no
Cerrado) e a acolhida da Coordenação da Escola.
Foi realizada oficina em prol da promoção da
equidade racial, no dia 24 de setembro de 2015 das 18h ás 22h na Instituição de
Ensino Escola
Municipal Ernestina Lina Marra, com 39 discentes da Educação de Jovens e Adultos.
Ministraram a oficina representando a ONG Mulheres Negras Dandara no Cerrado a
Fábia Cristiani Marçal Albino (pedagoga)); a SUPPIR Arilene Martins de Souza
(Educadora); Marcos Dantas de Souza
(psicólogo), Ariana Letícia Oliveira Tozzatti (fotografa), Equipe de
Capacitação.
A operacionalização da oficina, aconteceu na ONG Dandara, com a organização das pastas, fichas, dos recursos materiais (cartolinas, canetinhas, folha branca, cola, tesoura); banners e recursos áudio-visual (notebook, data-show e caixa de som). Houve o preparo do lanche sendo este acondicionado em recipientes próprios para armazenamento e transporte. Todas as responsáveis e responsáveis se encontraram e foram juntas (os) a instituição de ensino.
Os participantes vão dando uma olhada no material
educativo e fazendo os seus comentários em relação as religiões de matriz
Africana.
Racismo:
É
uma ideologia que prega a superioridade de uma raça sobre a outra. Atribuindo
um significado social a determinados padrões de diversidades fenotípicas e/ou
genéticas e que imputa, ao grupo “desviantes”, características negativas que
justificam o tratamento desigual.
Discriminação
Distinção,
exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem
nacional ou étnica que tenha por objeto ou resultado anular ou restringir o
reconhecimento, gozo ou exercício em um mesmo plano (em igualdade de condições)
de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico,
social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública.
Superar o racismo e as desigualdades sociais
´necessário:
·
Implementar
um conjunto de legislação, de medidas judiciais e de políticas públicas que
parte desde o aperfeiçoamento daquelas de caráter universal, até iniciativas especiais
que visam superar as iniquidades;
·
Mudança
da imagem e da representação social dos negros e negras, especialmente nos
meios de comunicação;
·
Fortalecimento
do debate sobre as relações raciais como
termômetro para a qualidade da democracia brasileira
Promoção
da Equidade Racial segundo as nossas Leis:
·
Constituição Federal
·
Declaração Universal de Direitos Humanos
·
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Estabelece
as diretrizes e bases da educação nacional
·
Lei
10.639/03, ensino da cultura e história africana e afro-brasileira na educação
básica;
·
Lei
12.288, de 20 de julho de 2010, “Estatuto da Igualdade Racial”;
·
PNSIPN
(2010).
Desafios
para a Promoção da Igualdade Racial
·
Reconhecer
o racismo?!
·
Promoção
da igualdade racial no ambiente institucional
·
Educação
anti-racista
·
Intersetorialidade
·
Singularidades
étnico-racial
·
Valorização
e preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro
·
Musicalidade
·
Corporeidade
·
Religiosidade
Culinária
Desconstrução do “mito da democracia racial”
·
Segregação
racial
·
Transversalidade
·
Ações
contínuas
·
Qualificação
·
Fortalecimento
das políticas
·
Empoderamento
·
Papel
social
·
Ação
Afirmativa
O
quinto momento foi aberto para questionamentos e para findar foi entregue o
material educativo, servido o lanche, tirada a fotografia com todas (os) as
(os) discentes e realizada a avaliação com uma amostra de discentes. As fichas
foram preenchidas individualmente e com o auxílio, quando necessário, das
representantes da ONG Dandara.
A oficina contou com a participação das (os)
discentes, onde foi possível perceber a deficiência no processo de
ensino-aprendizagem, onde muitas (os) demonstraram dificuldade de preencher a
ficha/lista e de compreender o “quesito cor/raça” enquanto identidade
individual/coletiva. Poucos educadores (as) estiveram presentes, não houve
acompanhamento de representantes da equipe diretiva.
Momento do Lanche e da foto no final da oficina
Nenhum comentário:
Postar um comentário