quinta-feira, 24 de setembro de 2015

17/09/2015 Oficina de capacitação de gestores públicos e agentes sociais na Escola Municipal Brice Francisco Cordeiro


Dia: 17/09/2015
Local: Escola Municipal Brice Francisco Cordeiro
Horário: 18h às 22h
Endereço: Rua 34 Área 08 Vila Itatiaia, Goiânia-GO
Nº de participantes: 60 pessoas 

Fábia Cristiani acolhendo os participantes e fazendo as fichas e lista de chamada na chegada do povo a oficina de capacitação.

Registro do Evento:

No dia 17 de setembro foi realizada oficina na Escola Municipal Brice Francisco Cordeiro, a qual contou com a presença de 60 alunxs. Ao chegar ao local a equipe executora composta por Ariandeny Furtado (nutricionista e ONG/Dandara), Marcos Dantas (psicólogo) Equipe de formação Fábia Cristiani Marçal Albino (pedagoga e ONG/Dandara), Ana Cláudia (estudante, militante LGBTT, Coletivo Quilombo/UFG e SUPPIR), Ariana Letícia Oliveira Tozzatti (fotógrafa e militante feminista). 
Apresentação da Equipe de trabalho na oficina

Apresentação da ONG Dandara e o preenchimento das fichas e lista de presença.

Acolhimento da Direção da Escola

Verificou que houve falta de comunicação entre a equipe da SUPPIR e a equipe administrativa da Unidade Regional de Ensino (URE), onde não sabiam que a atividade seria realizada, porém a Diretora se comprometeu em dar o suporte necessário e manter a realização da oficina junto ao EAJA.

 A equipe foi acolhida e pode efetivar a oficina. 


A Equipe de Capacitação faz sua apresentação: Marcos Dantas, Ana Claudia, Ariandeny Furtado, a Diretora da Escola nas ações do projeto.

Xs discentes foram recepcionadxs com a musicalidade negra, com ênfase no samba. Realizada a inscrição e entregue as fichas e camisetas, tendo a equipe executora como apoio para o preenchimento destas. Depois desse momento foram liberadxs para o jantar/intervalo. Xs discentes e a equipe jantaram juntxs.


No segundo momento, foi apresentado o documentário “Juventude Viva” onde ressalta a importância da “identidade/consciência negra” enquanto reconhecimento e respeito ao contexto sóciohistórico e política em que se insere a população negra. 

A partir do vídeo foi realizado debate que versou pelos questionamentos com foco no recorte racial: “vivemos em uma democracia racial?”, “todas as pessoas são tratadas da mesma forma?”, “todxs usufruem dos mesmos direitos?”, “equidade x igualdade”, “preconceitos e estereótipos sociais”. 
Xs discentes participaram e contribuíram com as trocas, saberes e conhecimentos conforme as vivências individuais e coletivas; o que foi potencializada pela equipe de educadorxs.
Muita partilha e dialogo

Juventude presente no debate

Muita concentração







Materiais didáticos expostos


Olhares firmes


O grupo vestiu a camiseta do Circuito


Foram mui tos momentos de partilhas




Para findar o oficina, o Dantas realizou uma atividade coletiva, onde reuniu todxs que se autodeclararam negrxs no centro da roda, ressaltando a importância do resgate e pertencimento de cada pessoa com sua raça, bem como as possibilidades que poderiam ter a partir daquele momento


Muita sabedoria e partilha de vida. Historiais


A oficina foi realizada no pátio da UE, as cadeiras foram organizadas em semi-círculo, os materiais expositivos foram colocados nas pilastras, e os livros e demais materiais pedagógicos/educativos foram organizados no centro, onde todxs pudessem visualizar.
Dinâmicas interativas




A oficina foi produtiva onde foi possível perceber mais uma vez, a necessidade do desenvolvimento desse tipo de atividade na UE, de forma transversal e contínua, como forma de resignificar os signos e significados envoltos da identidade negra e quiça superar práticas racistas institucionais.


Fala da Ana Claudia representante da SUPPIRGYN na oficina de capacitação de gestores públicos e agentes sociais.


No fim da oficina foi tirada uma foto da turma da oficina

Posteriormente, foi retirada a foto e distribuído o lanche.


Nenhum comentário:

Postar um comentário