No dia 18 de novembro de 2023 reunimos na /Sede da Dandara para pensar o o Dia Nacional da Consciência Negra com uma reflexão sobre as tranças e trançados na vida das mulheres negras com a coordenação de Dailir Rodrigues da Silva que nos levou a viajar no tempo e rever passos e momentos em que as tranças nos mostra e mostrou sabedorias ancestrais, mas também os desafios vivido na infância e as vezes ainda nos dias de hoje. Pois o racismo foi e ainda é cruel com pessoas negras.
hoje conseguimos dialogar com nossos cabelos e enfrentar o racismo estruturante na sociedade.
Aprendizado, Memória, Dandara presente!!!
Muita partilha e diálogos!!!
Estudantes de psicologia buscando entender o processo de um grupo de mulheres negras como o Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, onde esse tempo pequeno de Estágio na ONG abriu muitos horizontes na vida deles.
A oficina está linda e a partilha muito rica.
O aprendizado se dá na prática do dia a dia e foi muito bom a troca de experiência nos trançados com todas e todos podendo participar do processo das tranças.
Continua os saberes e aprendizados das tranças cada uma mais linda que a outra
Os dedos que entrelaçam os cabelos -e um mistério
Aqui poderia trazer muitas coisas partilhadas, mas o importante foi a vivência.
Aqui a idade não importa todas participam, a perfeição vem com a prática diária.
Muita escuta!!!
Sorrisos!!!
Muita sabedoria partilhada!!!
Vai vendo que foi acontecendo muitas coisas, mas o foco era o processo da aprendizagem e vivência em grupos coletivos que tem muita coisa a aprender para poder conviver em harmonia e os cabelos nos dá essa direção.
Aqui muitos trançaram pela primeira vez. Mas esse processo é muito construtivo.
Agora vamos curtindo o que foi esta experiência em 2023 e depois fomos para um almoço o qual ninguém parecia ter pressa para ir embora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário