segunda-feira, 19 de junho de 2023

16-06-2023 Pré-Conferência de Asseistência Social na Dandara no Cerrado


O Grupo Mulheres Negras Dandara no Cerrado, o Coletivo de Mulheres da COMURG/ Núcleo de Promoção e Inclusão Social, o Núcleo de Assistência Social Novo Horizonte - NAS, realizou a Pré-Conferência de Assistência Social, no dia 16/06/2023, das 08h às 12h, na sede do Dandara, à Rua C-176 Qd. 424, Lt. 21, Setor Jardim américa – CEP 74.250-300, Fone: (62) 32864907, com o tema: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”.

A Pré - Conferência teve com palestrante Denise Borges Barra de Azevedo ao longo do encontro tivemos a presença dela e do Tecnico e Assistente Social dialogando com todas as participantes do dia.

No primeiro momento Tivemos a Presença da Assistente Social Nara, da Doutoura Cristina Lopes, da Sociologa Lourdinha, a Equipe do NAS, mulhres do Coletivo de Mulheres da Comurg, Mulheres Negras Dandara, catadoras, Artesãs...

O tema foi muito bem explanado em forma de dialogo com todas as participantesss.
No segundo momento refletimos sobre os 5 Eixos da Conferência e em cada um ia sendo realizado um dialogo em forma avaliativa e com sugestões para melhorar e aprimorar as ações no SUAS para que se tenha efetividade naquilo que está planejado e pensado para cumprir metas e propositos para atingir sua finalidade.

Antes houve um café da manhã e depois que ia chegando ia tomar café e entrva na roda.
Muita participação e inteiração nos temas.

Como a Conferência nos convoca para a Reconstrução do SUAS: O SUAS  que temos e o SUASque queremos. Um aprofudamento dos Eixo1: Financiamento. Eixo 2: Controle Social. Eixo 3: Articulação entre os segmentos. Eixo 4: Serviços, Programas e Projetos. Eixo 5: Beneficio e Transferência de Renda.
Essa parte dos Eixos foi bem mais demorado, pois aqui tinha muitas coisas a serem avalidadas e reprogramadas ou retomadas, pois muita coisa esta a desejar. É preiso olhar com carinhos para as politicas contruidas e fazer a retomada colocando-as a serviço de quem é de direito.

Vimos a necessidade de estruturação de serviços e programas com mais pessoal, para não deixar de executar os programas e projetos que podem gerar dignidade a quem busca os programas e projetos. Bem como capacitá-los para assumirem sua caminhada com diginidade e que seus direitos sejam garantidos.

Quando foi chegando no finalmente as participantes queria mais encontros como esse pois muita coisa ficou esclarecidos e foi bom essa retomada, pois muita coisa se perdeu durante esses anos e que os governos tenham conciência que essa politica não é assistencialismo e sim direitos da população.

Vimos que o financiamento do SUAS deve ser prioridade e que outras politicas são consideradas e tem orçamento. O que o SUAS tem não esta sendo investido nas suas ações. Muitas coisas que não é SUAS é bancado e deixado de fazer com a verba que é para sua finalidade final que é a população conforme a politica do SUAS.
Muitas vezes faltta formação, falta pessoal adequado nos CRAS, NAS, Conselhos e estrutura para trabalhar (Equipamentos, carros, funcionários da Politicas do SUAS).
















A roda foi até as 13h e daí fomos para o Almoço onde ainda cotinuamos conversando. Algumas pessoas não pode almoçar.














 

Nenhum comentário:

Postar um comentário