domingo, 14 de maio de 2017

07-05-2017 Oficina Roda de Conversa Conservação do Meio Ambiente e o projeto






 Mulheres que transformam lixo em lucro na Sede da Dandara no Cerrado
Anadir Cezario, Rita de Cassia, Rayssa e Joaquina estaõ tomando café e pondo os assuntos em dia.
E vai chegando Dona Leonor e Ironildes e mais também Ana Rúbia e Veronice dialogando e matando a saudade.
Iniciamos o nosso dia com um bom café da manhã onde cada uma que ia chegando sentavam na mesa e ia formando a primeira roda de conversa do dia



A Oficina Mulheres que Transforma Lixo em Lucro : Coletivo de Mulheres da COMURG participou as seguintes mulheres:Aliana de Freitas Ferreira, Ana Rubia M. Ventura, Anadir Cezario de Oliveira, Dayanne Oliveira Silva, Elza Alves Rabelo, Eriene Severino de Carvalho, Flavia Fernandes – Presidenta do CONEM, Hizailde Alves de Araujo, Ironides Candido Garcia, Janira Sodré Miranda, Joaquina Gonçalves Taveira, Jocelia Santos Sousa Gonçalves, Juraci Rodrigues Alves, Letícia Teixeira de Oliveira, Luciana de Matos, Lucimar Rodrigues de Souza, Marcio Humberto C. Macedo, Maria Carlos Jose Leite Tavares, Maria Cristina Pacheco, Marlene Ribeiro de Oliveira, Marta Cezaria de Oliveira, Odair Martins de Sena, Rayssa Gabrielly de Araujo, Rita de Cássia Araujo, Ronilde J. Brandão, Simone Maria de Jesus Galvão, Veronice Dias P. de Araújo.
O foco do dia na nossa roda foi: Economia solidária, desenvolvimento, sustentabilidade, possibilidades, desafios a partir desta experiência que o grupo iniciou. A referência deste debate de hoje partiu de dados do Portal de Pesquisas Temáticas e Educacionais, bem como do V Encontro Internacional de Economia Solidária...reflexões de Terezinha Moreira Lima- Universidade Estadual do MA.




"A principal característica da sustentabilidade é adequar as tecnologias para um uso racional e renovável. Produtos recicláveis e de fontes renováveis, reforçam o crescimento da sustentabilidade do maio ambiente."




"Os produtos biodegradáveis estão ganhando força entre as empresas. É mais uma forma de se preservar o meio ambiente. Resta à sociedade optar pro estes produtos e propagar essa ideia de sustentabilidade. A reciclagem também cumpre um papel de extrema vária para preservação ambiental."




"Se cada cidadão cumprir com sua parte para a sustentabilidade do planeta, ficará meio fácil renovar o quadro do nosso meio ambiente. A utilização de produtos de limpeza e cosméticos não tóxicos aliviarão a degradação do meio ambiente."



Refletindo um pouco sobre consumo sustentável 

"O consumo sustentável é um conjunto de práticas relacionadas à aquisição de produtos e serviços que visam diminuir ou até mesmo eliminar os impactos ao meio ambiente. São atitudes positivas que preservam os recursos naturais, mantendo o equilíbrio ecológico em nosso planeta. Estas práticas estão relacionadas a diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação do desperdício. Através delas poderemos, um dia, atingir o sonhado desenvolvimento sustentável do nosso planeta."





Lembramos as Principais práticas de consumo sustentável que podem ser adotadas em nosso dia a dia:
 - Fazer a reciclagem de lixo material (plástico, metais, papéis).
 - Realizar compostagem, transformando resíduos orgânicos em adubo;
 - Diminuir o consumo de energia:  tomar banhos rápidos, desligar luzes de cômodos que não tem pessoas, optar por aparelhos de baixo consumo de energia;
 - Levar sacolas ecológicas ao supermercado, não utilizando as sacolas plásticas oferecidas;
 - Urinar durante o banho: desta forma é possível economizar água da descarga do vaso sanitário;
 - Diminuir a impressão de documentos e utilizar papel reciclável;
 - Trocar o transporte individual por coletivo ou bicicleta. Outra solução é optar por carros híbridos.
 - Não descartar óleo de frituras na pia da cozinha;
 - Optar, quando possível, pelo consumo de frutas, verduras e legumes orgânicos;
 - Comprar móveis de madeira certificada;
 - Usar lâmpadas eletrônicas ou LED, pois consomem menos energia elétrica do que as incandescentes;
 - Utilizar aquecedores solares dentro de casa, pois diminuem o consumo de energia elétrica.
Portanto,

''Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificaram os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra."




Vimos e lembramos alguns produtos que podem fazer parte da Reciclagem: " Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro. 


Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel. Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.  
Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado. Embalagens longa vida: de leite, de tomate, de sucos, etc."
Esse processo vem sendo realizado por cada uma de vocês, mas é preciso coletar na rua, mas o importante é começarmos dentro da nossa própria casa.  Separando bem o nosso lixo e sabendo separá-lo adequadamente. Por isso será uma grande ajuda para os/as catadores/as no dia a dia.
A roda trouxe a importância deste trabalho que vem sendo executado pelo Coletivo de Mulheres da Comurg e que com o tempo esta ação poderá chegar a toda sociedade, onde o lixo seja separado com qualidade para contribuir com os catadores e com o meio ambiente.
Somos um grupo ainda pequeno neste projeto, mas as portas estão abertas para qualquer pessoa que abraça essa causa do meio ambiente sustentável. Vem com a gente!
Anadir Cezario fala da importância desta ação que cada uma vem executando e que precisamos estarmos sempre atentas, pois tem hora que a gente pensa que não esta fazendo nada. Nas é muito importante esta Ação das Mulheres do Coletivo com este Projeto Mulheres que transformam Lixo em Lucro.
Olha hoje é um domingo e o tanto de mulheres aqui abraçando esta causa.
Hoje nós vamos dividir em grupos para aperfeiçoar nosso aprendizado, pois nas oficinas na Semana da Cidadania vai exigir duas turmas uma pela manhã e outra a tarde. Então todas tem que estar preparadas.
Uma turma vai fazer pufet de Peti, a outra vai para a oficina do Alessandro que é um Gari que veio repassar seus conhecimentos com trabalhos com palitos, jornais, latinhas..., tem a turma da bolsa de caixinha de leite, a turma do porta papel higiênico com a Dayanne trabalho com crochê e garrafa Peti, a turma dos tapetes com com sobras de materiais descartados pelas confecções.....
E assim nossa roda foi sendo desfeita para iniciar as oficinas nos grupos escolhidos.
Anadir ainda continua dando alguns informes deste trabalho que vem sendo realizado.
Com muita alegria o tema foi muito rico conduzido pela Bióloga Marta Cezaria de Oliveira que deu a palestra para o grupo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário