quinta-feira, 15 de setembro de 2016

8ª Caminhada em Homenagem aos Mestres e Mestras da Tradição Afro-Brasileira

Dia 17 de setembro venha com a gente!!!

A 8ª Caminhada em Homenagem aos Mestres e Mestras da Tradição Afro-Brasileira é a genuína expressão da resistência negra em Goiânia, festejada com música, dança e fé. O evento que acontecerá no dia 17 de setembro de 2016, a partir das 16h no Jd. Botânico - Setor Pedro Ludovico, conta com apresentações de capoeira, dança e hip hop, além do habitual cortejo conduzido pelo Afoxé Asé Omo Odé. Adeptos de Umbanda, Candomblé e outras religiões de matriz africana são presenças que compõem, junto com a comunidade em geral, esse fio de contas cheio da beleza de quem luta, reza e canta ao mesmo tempo. 


O fundamento da primeira edição da caminhada é uma tríade que sustentou todas as edições posteriores e é reverenciada até hoje. Ela é formada por pai João de Abuque, primeiro ancestral do candomblé goiano; Mestre Bimba, criador da capoeira regional e Mestre Pastinha, guardião da Capoeira Angola. São eles os griôs, que em suas trajetórias de vida mantiveram os costumes, tradições e histórias do povo negro. Assim, os mestres são reverenciados em cada caminhada e outros representantes importantes são escolhidos para receberem a homenagem do povo de Axé.

O tema da caminhada é que guia a escolha dos homenageados de cada edição, este ano o tema é um Adinkra¹ chamado Sankofa, que significa “não esqueça o passado, ele é importante para o presente e para o futuro” e relembra a importância do respeito aos saberes e valores tradicionais, aprendizado que possibilita a criação de um novo presente e futuro. É com essa filosofia que a 8º edição da caminhada homenageia a ativista Marta Cezaria de Oliveira, a zeladora de Umbanda Rosalina Moreira dos Reis e o sacerdote de Ifá Miguel Solon Awo Ifaseun. 


Proposta pela Associação Desportiva e Cultural Mestre Bimba, Afoxé Asè Omo Odé, Fórum de Religiões de Matriz Africana e Ylê Asè Oju Odé, a 8º caminhada dos Mestres e Mestras da tradição afro-brasileira é o lugar de encontro para as pessoas que compartilham e admiram esse legado cultural. Nesses sete anos de valorização da herança afro-brasileira, o evento consolida-se como ambiente de difusão, estímulo e preservação da identidade negra de Goiânia.


Ao homenagear os mestres e mestras, celebrar a cultura e trazer visibilidade para as religiões de matriz africana e comunidades que as compõem, a caminhada configura-se também como luta contra o preconceito e o racismo religioso. Quem comparecer ao evento poderá sentir a força e a beleza da ancestralidade negra.


¹ Sistema de símbolos utilizado para transmitir idéias, presente em países do Oeste da África.

Por Lohana Kárita

Um comentário:

  1. Boa tarde,

    Sou Ana Paula, acabo de me tornar seguidora deste grupo. o qual parabenizo pelo projeto seu projeto societário. trabalho em uma escola de Goiânia, Sesc Cidadania. Neste momento a equipe de professoras do 5º ano do E.F.I estão desenvolvendo o Projeto: “Viajando pela África através dos cabelos de Lelê...”.

    A proposta contempla a pesquisa, nas mais variadas disciplinas, sobre a diversidade étnica racial, incentivando a valorização da cultura afro-brasileira e descendentes, tem o apoio do livro literário “O cabelo de Lelê”e também da visita da autora: Valéria Belém.

    Se possível gostaríamos de poder contar coma presença de seguimentos da sociedade que lutam contra a discriminação e preconceito étnico racial de forma a enriquecer ainda mais o diálogo com os alunos participantes deste projeto.

    Considerando que os mesmos são crianças, na sua maioria de 10 anos de idade, seria muito bom se pudessem trazer uma mensagem de paz por meio de trabalhos artísticos, como música, teatro, desfiles, entre outros que apresentam e fortalecem a beleza afro-brasileira.

    Não consegui entra em contato, por favor se puder, nos contate. No aguardo, agradecemos.
    Ana Paula Gomes - assistente social Sesc Cidadania - Telefone: 3250-8011 / 9 8165-3200.

    ResponderExcluir