quinta-feira, 5 de maio de 2016

CONVITE PARA A FEIRA DE EMPREENDEDORISMO SOLIDÁRIO SUSTENTÁVEL



CONVITE PARA A FEIRA DE EMPREENDEDORISMO SOLIDÁRIO SUSTENTÁVEL

A Comurg através do Núcleo de Inclusão Social, convida para participar no dia 06 de maio (sexta feira) no Pátio da Comurg a partir das 16 h até as 22 h, da Primeira Feira de Empreendimentos Solidários Sustentável com o Coletivo de Mulheres da COMURG e Grupos de Empreendimentos Solidários da Sociedade Civil de Goiânia.
Teremos Praça de alimentação: Tapioca, canjicada, espetinhos, jantinha, tortas, cervejas, refrigerantes e sucos e vários artesanatos confeccionados pelo projeto, roupas, bijuterias....
Ante ao exposto, convidamos toda comunidade a vir saborear todas as delicias desta feira no Setor Vila aurora, bem como todos e todas servidoras/es da COMURG e todos os moradores e adjacências para participar desta atividade a qual tem sido uma grande parceira desse coletivo incentivando às mulheres nesse processo de  empoderamento das mesmas no projeto Mulheres transformam lixo em Lucro


Apresentação
O Coletivo de Mulheres da COMURG tem como objetivo articular, conscientizar e envolver as Mulheres e Homens na luta pela igualdade de gênero, e, como proposta de trabalho, desenvolver estratégias e ações especificas para o combate a dependência química, violência: doméstica, de gênero, étnico racial, sexual, moral e psicológico no âmbito institucional. Pretende também construir mecanismos eficazes que viabilize maiores condições para que todas as colaboradoras (es), possam participar efetivamente no coletivo e ter o poder de voz, no que se refere aos seus direitos dentro deste novo espaço conquistado.

Portanto, o Coletivo de Mulheres da COMURG e o Núcleo de Inclusão Social, num processo de construção coletiva, conta com as seguintes parcerias: Secretaria Municipal de Igualdade Racial, Secretaria Municipal de Política para as Mulheres, Secretaria Municipal de Saúde, CMDM- Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, CONIR – Conselho Estadual da Igualdade Racial, COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Coletivo de Negras e Negros do IFG, Conselho Gestor de Saúde, Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, ONG Mestra, Federação de Mulheres de Goiás, Fórum Nacional de Mulheres Negras, Forum Estadual de Mulheres Negras.

Histórico do Projeto - O Projeto Mulheres Transformam Lixo em Lucro - Iniciamos no mês de janeiro de 2016, com o Tema Mulheres no Espaço de Poder, isto já preparando para iniciarmos uma nova cultura dentro da empresa que é a preocupação com o meio ambiente, uma Goiânia sustentável e o destino correto para o lixo que produzimos. E que nós mulheres temos o poder de transformar o lixo em sustentabilidade.

 A proposta esta pensada por etapas da seguinte forma: palestras nos pontos de apoios, oficinas com materiais recicláveis e uma feira com empreendimentos de economia Solidaria.
Objetivo:
Realizar atividades com o Coletivo de Mulheres da Comurg, nos meses de março a maio, no sentido de fortalecer e empoderar o Coletivo de Mulheres em uma perspectiva de sustentabilidade social, econômica, ambiental e cultural, rememorando o dia internacional da mulher e alusão a outras datas dentro do tema.

Metodologia: Realizar visitas por regionais aos Pontos de Apoios - PAs para discutir a proposta e incentivar a separação de materiais recicláveis, realizar oficinas simultâneas de materiais recicláveis e outros, divulgação do projeto e da feira que acontecerá no dia 06 de maio de 2016, na avenida Nazareno Roriz nº 1122, Setor Vila Aurora, no estacionamento da Comurg, véspera do Dia das Mães, onde realizaremos uma grande feira com os artesanatos feito pelas mulheres da Comurg em parceria com uma rede de empreendimentos  de Economia Solidária, Secretaria de Direitos Humanos e Ações Afirmativas, Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, SEMAS, AMMA, Secretaria de Fiscalização, Guarda Municipal, secretaria da Educação, secretaria da cultura, secretaria da saúde, câmara municipal, PROCON e SECON.

Por fim foi formada uma equipe de trabalho com as oficineiras que aprenderam nas oficinas realizada no dia 8 de março de 2016 no Clube do Gari/ASCOM. Essa equipe trabalhou de março até o dia da Feira com a liberação dos serviços em seus PAs para estar cumprindo seus horários nas oficinas de trabalho em prol da feira que aconteceram na Sede do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado.

REALIZAÇÃO


Núcleo de Igualdade Racial e Inclusão Social
Coletivo de Mulheres da COMURG
Companhia de Urbanização de Goiânia

PARCEIROS

Associação dos Servidores da Comurg - ASCOM
CEACONS
Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado
Forum Estadual de Mulheres Negras
Fórum Nacional de Mulheres Negras
Federação de Mulheres de Goiás
Laboratório de Pesquisa em Educação Química e Inclusão – LEPQI/UFG
Movimento Popular da Mulher
PROAFRO PUC Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Goiás - Sinttel - GO

APOIO

Prefeitura de Goiânia
Secretaria Municipal de Cultura
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Ações Afirmativas

Secretaria Municipal de Política para as Mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário