segunda-feira, 12 de maio de 2014

Reunião do Movimento Negro na Sociedade Goiana de Cultua -27/03/2014

Convite via e-mail - Prezad@ Amig@ Irmã/o de Cor,

Venho lhe convidar para reunião de mapeamento, da UNESCO/MEC, das lideranças e movimentos negros em Goiás.
Sua presença é fundamental e este convite deve se estender a todas as pessoas e instituições do movimento negro que você conheça. Peço que possamos trabalhar para envolver nosso povo, suas lideranças e instituições, de forma a fazer amplamente a cobertura. Pois são formas de estarmos no mapa do poder público para viabilizar políticas públicas.
Envio o questionário da pesquisadora. Sugiro que possamos indicar aquelas lideranças, também suas instituições, que ficam em lugares mais distantes e que talvez não tenham acesso a esta informação.
Vamos convidar a tod@s!
Reunião será dia 27 de março de 2014, às 16h30m, no Plenário da Sociedade Goiana de Cultura (1a. Avenida, No. 656, Setor Universitário, em frente ao Hospital das Clínicas/UFG). A pesquisadora/consultora é a Sra. Iraneide Silva, que nos lê em cópia e cujo contato está à sua vista.
Contando com sua presença desejo irradiar o axé e afro-eternidade a tod@s e cada uma/a.

Janira Sodré Miranda
Professora de Teoria da História e História da África do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Coordenadora do Programa de Estudos e Extensão Afro-brasileiro da PUC Goiás
Presidenta do Conselho Estadual de Igualdade Racial/Goiás

 A pesquisadora/consultora é a Sra. Iraneide Silva, Consultura da UNESCO?MEC esteve em Goiânia para conversar com o Movimento Negro de Goiás sobre uma pesquisa do mapeamento dos movimentos negros em em Goiás
Estiveram presentes as seguintes pessoas: Marta Cezaria de Oliveira, Janira Sodré Miranda, Alex Ratts, Marco Aurelio, Erika Pereira dos Santos, Kênia Costa, Valeria Eurípedes e Iraneide
Conversamos sobre a proposta e encaminhamos uma reunião para o dia 04 de abril trazendo os dados e chamando mais pessoas para participar deste processo. Ele foi rápido porque já havia um comunicado anterior com o Forum Estadual de Educação, mas não teve retorno e conhecendo o Professor Alex, Iraneide chegou até nos com o convite feito a Professora Janira que fez o convite e ofereceu o local para o evento.
Foi um momento gostoso, mas com pouco tempo para acionar o maior numero de integrantes do movimento negro e das pessoas que trabalham as politicas de igualdade racial no Estado.
Então dividimos algumas tarefas para que no dia 04 pudessemos fechar o documento contemplo a diversidade do movimento negro em Goiás, trazendo presente grupos, pessoas, congados, reizados, quilombolas, casas de Candomblé, Umbanda e a diversidade das religiões de matriz africana no Estado, Foliões, Ternos de Congos e Moçambique, Grupos de Mulheres Negras, Programas e  Núcleos das Universidades, Escolas de Samba, mas fizemos um esforço e o Professor Alex Ratts escreveu um histórico e fizemos algumas complementações e o resultado seria entre a Companheira Iraneide.





Nenhum comentário:

Postar um comentário