domingo, 1 de setembro de 2013

III CONEPIR - Goiânia 28 a 30 de agosto de 2013

 Feira com trabalhos dos grupos que participam da Conferência.

 III Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Tema: Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Goiás afirmativo

 O evento, que tem como temática Democracia e Desenvolvimento sem Racismo por um Goiás Afirmativo, prossegue até o dia 30 de agosto no Biss Inn Hotel Empresarial de Goiânia, que fica na Av. Anhanguera nº 2.913 – Setor Leste Universitário.
Durante os dois dias de programação, sociedade e delegados extraídos das conferências municipais, regionais e plenárias que ocorreram durante o mês de julho – a última será a conferência de Goiânia, no dia 10 de agosto - estarão discutindo temas ligados ao racismo.
 Mesa de Abertura da Conferência
 Encontrar maneiras e mecanismos de envolver a sociedade na discussão sobre a igualdade racial e o mito da existência da democracia racial no País está no foco das discussões da IIIª Conferência Estadual da Igualdade Racial – III ª Conepir – que será aberta oficialmente na noite do dia 28 de agosto no auditório do Campus 5 da PUC-GO, em Goiânia
 Fala das autoridades
 A III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, tem por objetivo avaliar os avanços, desafios e perspectivas da Política Estadual e Nacional de Promoção da Igualdade Racial e propor as bases para a construção do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial, com vistas à estruturação do Sistema Estadual de Promoção da Igualdade Racial.


 A III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial terá como tema central: “Democracia e Desenvolvimento sem racismo – por um Goiás Afirmativo” e como subtemas:

 I - Estratégias para a Promoção da Igualdade Racial e o Enfrentamento ao Racismo;
 II - Políticas de Igualdade Racial em Goiás: avanços e desafios;
 III - Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial (organismos de promoção da igualdade racial, fóruns de gestores, conselhos e ouvidorias)  


 IV - Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão, mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.
 A III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial tem como objetivos:
I – Reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade civil com as políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça e equidade social em Goiás;
II- Avaliar os avanços obtidos e os desafios a serem enfrentados após dez anos de implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial;
III- Propor um conjunto de recomendações para o fortalecimento do enfrentamento ao racismo e a promoção da igualdade racial no âmbito do Executivo (Federal, Estadual e Municipal) e outro poderes da República;
IV- Discutir os mecanismos de institucionalização da Promoção da Igualdade Racial, tendo em vista a implantação do Sistema Estadual de Promoção da Igualdade Racial (SIEPIR).

 Participação na abertura da  III CONEPIR


 A Abertura Oficial da Conferência acontecerá no Teatro da PUC Goiás – Av. Fued José Sebba, 1800, Jardim Goiás - e as demais atividades acontecerão no Biss Inn Hotel – Av. Anhanguera, 2.913, Setor Leste Universitário, Goiânia-GO
 
 A mesa de abertura contou com a participação da Secretária de Estado da SEMIRA, a Superintendente da Igualdade Racial do Estado, A Assembleia Legislativa de Goiás,  a Secretária Municipal de Igualdade Racial de Cavalcante, GO representandos os municípios, ao Ministério Publico de Goiás,  um representante da  SEPPIR/PR e o Conselho Estadual representando a Sociedade Civil.
 As delegações tinham 31 municípios goianos representados através do governo ou da sociedade civil
 Uma grande representação da juventude, de mulheres negras, de povos das comunidades tradicionais e de matriz africana, (ciganos, quilombolas, congadas), movimento social e outros movimentos contemplando as diversidades, direitos humanos. .
 Sentimos falta da presença do Governo do Estado e das demais secretarias de estado na III CONEPIR, dos prefeitos e vereadores que representam esta população presente na Conferência. Isso para nós do movimento negro ainda é um quebra cabeça . Porque eles não participam? Onde estão nesta hora? Nossos deputados e deputadas só vão na abertura, porque não chegam junto para participar deste processo?
 Momentos de debates na Plenária









 Aprovação de Propostas na conferência



























 Retirada de delegados







 Delegações indo embora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário