O Encontro Nacional da AMB e seus eixos
O ENAMB é um encontro aberto a todas as mulheres feministas, simpatizantes, colaboradoras, parceiras e aliadas da AMB, além de todas as militantes das organizações que estão nos fóruns, redes, núcleos e articulações estaduais que constituem a AMB e que se identifiquem com os seguintes princípios do ENAMB:
• Respeito à autonomia individual de todas as mulheres e respeito à autonomia e autodeterminação de seus movimentos.
• Defesa da liberdade de expressão e do direito à participação política para todas as mulheres, em igualdade de oportunidades.
• Respeito à diversidade dos saberes das mulheres e defesa do direito à diversidade de expressões políticas decorrentes das diferenças culturais, regionais e étnicas.
• Compromisso e solidariedade com todas as mulheres que lutam por melhores condições para suas vidas, incluindo o direito à propriedade (terra, meios de produção e moradia), direito à autonomia econômica, direito a uma vida sem violência, com liberdade de orientação sexual, direito ao aborto legal e seguro, a uma vida sem racismo, sem homofobia ou qualquer outra forma de discriminação, e direito a um ambiente seguro e saudável.
• Compromisso com a luta contra o sistema capitalista e a política neoliberal, injusta, predatória e insustentável do ponto de vista econômico, social, ambiental e ético.
Os eixos de debates para a preparação do II EN AMB:
Eixo 1 - O jeito que o mundo está e o que queremos transformar
Ø Questões para o debate:
1. Que análises fazemos desses problemas do contexto atual no Brasil, na América Latina e no mundo?
2. Que outros elementos precisamos considerar numa análise feminista de conjuntura?
3. Quais dos problemas e questões da conjuntura devem ser abraçados como desafios do presente para a nossa política feminista na AMB?
Eixo 2- Olhares feministas sobre a situação das mulheres
Ø Questões para o debate:
1. Quais são as expressões do machismo e do racismo na vida cotidiana?
2. Como se expressam na atualidade as novas e velhas formas de exploração e dominação das mulheres, considerando: o racismo, a economia capitalista, o Estado e outras instituições (Igreja, Família, Meios de Comunicação etc)...?
3. Quais as implicações da 'heterossexualidade obrigatória' para a dominação das mulheres?
Eixo 3- Juntando gente para mudar o mundo
Ø Questões para o debate:
1. O que significa fazer movimento social na conjuntura atual (política, econômica, social e cultural), considerando as formas de atuação de cada movimento, sua organização e vida interna?
2. No âmbito dos movimentos de mulheres e feministas, o que nos une e nos diferencia? Como construir alianças e parcerias?
3. Como fortalecer a AMB como movimento social e como sujeito político feminista?
Eixo 4- Nossas lutas feministas
1. Quais frentes de luta que estão consolidadas nos estados?
2. Quais os elementos fundamentais para consolidar um processo de luta na AMB?
3. No contexto atual, quais a lutas prioritárias para a AMB?
Duas artes de cartões postais – com imagens de mobilizações da AMB (veja as imagens abaixo). Os postais podem ser produzidos pelos agrupamentos estaduais e vendidos a pessoas que queiram colaborar com a realização do ENAMB 2011. As artes dos dois postais foram enviadas para a lista articulandoentrenos e comitê político para serem impressos localmente. Os preços de venda dos postais ficarão a critério dos agrupamentos estaduais.
Esses cartões estão sendo comercializados para ajudar na arrecadação de recursos para o ENAMB 2011. Se você tiver interesse, mande uma mensagem que entraremos em contato.
As doações em dinheiro devem ser depositadas na conta do Fundo Nacional do ENAMB (Banco Itaú, Agência 7030, conta corrente 11638-3, em nome da SECRETARIA EXECUTIVA NACIONAL ARTICULAÇÃO BEIJIN 95),
Programação geral para o II EN AMB:
• Chegada das participantes: prevista para o dia 30/03 pela manhã
• Ato Político/Incidência no Congresso: no dia 30/03para o começo da tarde
• Abertura oficial do encontro: no dia 30/03, ao final do dia
• Encerramento do encontro: no dia 2 de abril, sábado, por volta do meio dia, com saída das caravanas após o almoço
Inscrições:
Tabela da taxa de inscrição individual
• 5,00 – para as mulheres de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco.
• 10,00 – para Bahia, Sergipe, Espírito Santo, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina
• 15,00 – para DF, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo.
• Organizações: Haverá inscrição de organizações (que queiram dar visibilidade a sua presença no encontro). A organização ao se inscrever não paga nada, mas irá inscrever a lista de suas integrantes que irão ao encontro e aí paga a soma total.
Coordenação Executiva Nacional da AMB constitui a Comissão Organizadora do ENAMB e é responsável por impulsionar a organização do Encontro a partir das seguintes comissões (integradas por diversas militantes da AMB):
a) Infraestrutura
b) Metodologia e Temática
c) Mobilização e Comunicação
d) Recursos e Finanças
Para entrar em contato com qualquer uma das comissões, favor escrever para a Secretaria Executiva da AMB:
- Analba Brazão analba_brazao@yahoo.com.br
- Beth Ferreira beferreira1@yahoo.com.br e
- Maria Lúcia Oliveira malu.cunhan@gmail.com
Coletivo de Comunicação: coletivocomunic_amb@googlegroups.com
Fórum Goiano de Mulheres:E-mail = forumgoianodemulheres@yahoo.com.br
- Luzia de Oliveira - luzoliveira@yahoo.com.br
- Maria de Fátima Veloso fatimavcunha@gmail.com
- Valkiria Carvalho nacaomaria.retalho@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário